sexta-feira, 1 de junho de 2012

Ritos do Batismo





Qual é a sua/nossa razão para batizar seu/nosso filho?



A população do Brasil é uma população, na sua quase totalidade, de batizados. A população de Barra Mansa não foge a essa estatística. A missão da Igreja de batizar é entendida como grave, pois é um mandado do Senhor: ‘ide e fazei discípulos em todas as nações; batizando-as em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo’; ‘quem crer e for batizado será salvo, quem não crer, já está condenado’ (Mateus 28,19; Marcos 16,15-16). É uma missão grave porque a graça de Deus que o batismo infunde no ser da pessoa é absolutamente necessária para a vida da fé, da esperança e do amor. Neste ano, nossa igreja local está toda empenhada nas diretrizes pastorais para a compreensão, a celebração e a vivência do santo batismo, sacramento da iniciação à vida cristã. Diante disso, perguntas que não podem calar: quais as razões que levaram e levam o povo brasileiro a ser um povo de batizados? E você, e nós, qual é a sua/nossa razão?

São razões teológicas? Necessidade do Batismo para a salvação; necessidade do Batismo para apagar o pecado original; meio para se tornar filho de Deus; meio para ser discípulo de Jesus Cristo; meio para se tornar cristão; meio para ser membro da Igreja?

São razões supersticiosas? Crendices a respeito de doença e saúde; a criança é levada, chora muito, não pode morrer pagã, pode ir pro limbo; espantar mal olhado e outros espíritos; pagar uma promessa?

São razões sociais? Tradição familiar e social; ter uma identidade social; busca de vantagens futuras, como por ocasião do casamento religioso; fazer um agrado a uma pessoa querida, parente ou amigo?

São razões econômicas? Para que o afilhado tenha amparo material por parte do padrinho; para que tenha alguém que ajude a criar o filho?

Entre essas razões aqui colocadas, há verdadeiras e há falsas. As falsas devem ser deixadas. As verdadeiras, assumidas e vividas. É preciso discernir umas das outras.

***






Mais informações procure a pastoral da Iniciação a Vida Cristã ou a propria pastoral do batismo em nossa comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário